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quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Disponível 3° Lote de Restituição do IR

A Receita Federal disponibilizou desde o dia 08 de agosto a consulta ao 3° Lote de restituições das declarações de IR pessoa física. Como em anos anteriores, o Fisco realizará o pagamento não só de restituições de declarações entregues este ano - com prioridade para idosos e portadores de deficiência física, mental ou doença grave, mas também a restituição de declarações de anos anteriores - 2008 a 2013.

Como é de conhecimento de todos, as restituições são pagas com a atualização da Taxa Selic. 

Segue tabela da própria Receita Federal com o total de contribuintes contemplados com a restituição, divido por ano base e a respectiva Selic:

Lote de Restituição Multiexercício do IRPF –AGO/14
Ano do exercícioNúmero de ContribuintesValor (R$)
                                    Correção pela Selic  
20141.593.5131.906.847.052,783,64 %(maio de 2014 a agosto de 2014)
201316.62549.608.550,6712,54 %(maio de 2013 a agosto de 2014)
20127.39218.709.182,9919,79 %(maio de 2012 a agosto de 2014)
20113.49317.001.443,1430,54 %(maio de 2011 a agosto de 2014)
20102.5596.332.279,8440,69 %(maio de 2010 a agosto de 2014)
20097291.258.728,4549,15%(maio de 2009 a agosto de 2014)
200883242.762,1261,22%(maio de 2008 a agosto de 2014)


Antenado com a inovação tecnológica, o Fisco também já possui aplicativos para smart phones e tablets que realizam a consulta à restituição e também mostram a situação cadastral do contribuinte (consulta ao CPF).

Tradicionalmente, a consulta à restituição pode ser realizada através do site da RF: www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp e também através do telefone 146 (Receitafone).

Caso sua declaração ainda esteja na base de dados do Fisco, vale a pena realizar o cadastro no eCaC para verificar se há algum problema com sua declaração ou se até o momento está tudo certo e é preciso apenas aguardar que a restituição seja liberada em lotes subsequentes.

Lembrando que os lotes regulares de restituição de IR são disponibilizados até dezembro/2014 e quanto mais tempo o Fisco leva para liberar a restituição, maior é a correção pela Taxa Selic sobre o valor a ser creditado ao contribuinte.

O pagamento da restituição costuma ser realizado no dia 15 de cada mês e a consulta a cada lote liberada entre os dias 6 e 8 de cada mês.

Minha restituição foi liberada, porém não caiu em minha conta, o que fazer?

A primeira coisa é verificar se os dados bancários para pagamento da restituição foram informados corretamente na declaração. Estando corretos os dados, ou mesmo que o contribuinte note que se equivocou em alguma informação, basta ligar para o Banco do Brasil nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-008 (exclusivo para deficientes auditivos) ou mesmo se dirigir a qualquer agência do Banco do Brasil, munido de RG e CPF e solicitar o crédito da restituição para uma conta corrente ou conta poupança de titularidade do próprio contribuinte.

Quer mais informações? Possui alguma dúvida? Mande sua questão pelos comentários e terei prazer em respondê-la!

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